![]() |
| Manoel José da Mata |
Na Faz. Tabocas, município de Pindaí-BA, em 25 de fevereiro de 1932, nasceu na Manoel José da Mata, filho de Belarmino José da Mata e Aureliana Alves Barbosa. Chegou em Rio Pardo em 1939, com apenas 7 anos de idade, em companhia de seus pais e irmãos.
Estudou no Grupo Escolar José Cristiano e Ginásio Municipal. Muito esforçado, enfrentou serviços humildes e pesados, como a lavoura manual, conservação de estradas de rodagem, ajudante de pedreiro, sapateiro, seleiro de destaque e músico, fazendo parte da banda local. Aos 19 anos, casou-se com Geralda Majela Chaves, filha de Clemente Chaves e Ambrosina Ribeiro, tradicional família e de antigos ancestrais aqui residentes.
Em dezembro de 1951, convidado pelo Juiz a Paz do Distrito de Montezuma, foi nomeado Escrivão de Paz e Tabelionato daquela Vila, onde permaneceu por 8 anos até assumir provisoriamente o Cartório do 1º Ofício. Trabalhou com Sr. Jovelino Pinheiro da Cruz, então prefeito, onde veio pedir exoneração pois teria admitido por concurso no Serviço Cooperativo de Saúde, sendo transferido para Sabinópolis, onde trabalhou dois meses, pediu exoneração e voltou para o município novamente. Em abril de 1967, foi nomeado Secretário Chefe do Gabinete do Pref. Tácito de Freitas Costa. Pouco mais de um mês foi designado para os cartórios de 1°, 2°. Ofícios e Eleitoral, durante o afastamento da titular, D. Adalina Avelino Veloso. Em 1969, aprovado em concurso para o Cartório do 2°. Ofício e depois nomeado 2°. Tabelião e Escrivão do Cível.
Foi Prefeito Municipal em 1970, elegeu-se para o mandato de 2 anos com posse em 1971. Deixou marcos indeléveis: comemoração do centenário; participação da abertura da estradas; escolas na Faz. Mato Grosso, Palmeira e Pintado; mercado de Montezuma e ampliação do de Indaiabira; nova iluminação elétrica da cidade: e fundou o Sindicato Rural do Município.
Sempre elogiado por todos foi ótimo esposo e exemplar pai de família. Deixou os filhos: José Aparecido da M.Chaves; Manoelita Chaves da Mata; Hélio Eustáquio da M.Chaves; João Hilton da M.Chaves; Marionita Chaves da Mata; e Maristela Chaves da Mata.

Ref. DNGELIS, Côn. Newton de. Efemérides riopardenses: 1698-1972. 4 v. Salinas: R&S Arte Gráfica, 1998.
Publicação: https://www.instagram.com/p/CFXo7wcMHQl/

Nenhum comentário:
Postar um comentário